quarta-feira, outubro 03, 2007

Conheça mais sobre SwingX

SwingX o nome ja deve dar uma idéia do que seja, e é isso mesmo, o Swing eXtension é um toolkit que irá quebrar o galho de muitos desenvolvedores JAVA Desktop com vários componentes e recursos que são disponibilizados nesse projeto.

Então vou começar esclarecendo o que é SwingX?

- SwingX é um série de aprimoramentos e novos componentes Swing, que irão auxiliar na construção de aplicativos JAVA para Desktop.

Os componentes SwingX são JavaBeans (uma especificação para componentes reutilizáveis), que permite inserir na palheta das IDEs como por exemplo: NetBeans, Eclipse, IntelliJ.

O SwingX é um subprojeto da SwingLabs que possui uma série de outros projetos e funciona como uma comunidade desenvolvedores desktop e um repositório de futuras novidades no núcleo do Swing. A SwingLabs conta com o apoio da Sun Microsystems e os projetos contam com a participação de engenheiros da Sun, que trabalham no projeto Swing.

Além disso os projetos estão sob licença LGPL e alguns em BSD, e a comunidade aind conta com um local para brainstorming que ajudam na formulação e incremento de novas funcionalidades e novos componentes para o projeto.

Vou mostrar aqui o passo a passo para você inserir os componentes do SwingX na palheta do Netbeans.

Antes de começar baixe o JAR do SwingX: JAR SwingX 0.8.0 (Vem em um arquivo compactado, o JAR está dentro do pacote)

Passo 1 - Incluindo uma Categoria

- Vá até a aba "Palette" onde fica localizado os componentes do Swing que você utiliza e clique com o botão direito do mouse no espaço vazio e selecione a opção "Create New Category" e crie a área onde vão ficar os componentes do SwingX. O nome que será utilizado nesse exemplo para a categoria será "SwingX".


Passo 2 - Adicionando o JAR do SwingX

- O segundo passo basta clicar novamente com o botão direito do mouse e escolher a última opção "Palette Manager -> Add from JAR".


Passo 3: Quando você clicar em "Add from JAR" irá aparecer uma tela para colocar o caminho do JAR do SwingX, ai basta selecionar o JAR e clicar em "Next".


Passo 4: A próxima tela mostrará uma lista com os componentes contidos no JAR, basta escolher os componentes desejáveis e novamente clicar em "Next".


Passo 5: A última tela é para você escolher onde quer adicionar os componentes na palheta, no caso iremos selecionar a opção "SwingX" criada no passo 1.


Finalize e pronto! Os componentes ja poderão ser utilizados na construção das aplicações.

Então pra quem quiser conhecer melhor alguns componentes e iniciar seu estudo e a utilização desses componentes em suas aplicações eu indico um artigo bem legal "Mergulhando no SwingX" na JavaFree.

Abraço!

2 comentários:

Unknown disse...

Paulo..

Só tenho a agradecer pela exlicação.

amigão.. vlw mesmo

grande abraço..

Lucas Abrantes disse...

Muito bom.
Parabéns