domingo, junho 15, 2008

Computação nas Nuvens será o futuro?


Computação nas Nuvens é um termo que se refere a possibilidade de usarmos os serviços e utilitários que estamos acustumados nos nossos computadores pessoais, acessando-os pela internet. Imagina um computador sem muito poder de processamento, mas com uma ótima conexão de internet, esses serão os computadores do futuro seguindo essa nova filosofia. As pessoas não precisarão de computadores poderosos pra guardar suas fotos, trocar emails, manter e alterar documentos, manter suas listas de contatos, planilhas de contas, tudo estará na internet, qualquer equipamento que possua conexão com a internet estará inserido nessa filosofia também, como celulares, smartphones, qualquer coisa que possua conexão com a internet.

A computação nas nuvens traz outras vantagens, com computadores mais básicos e menos poderosos temos um barateamento dos equipamentos, possibilitando o acesso a uma quantidade maior de pessoas de diferentes classes, principalmente das classes hoje excluídas, sem acesso a internet. Outra vantagem é a mobilidade que esse tipo de serviço promove ao seus usuários, você poderá acessar os seus diversos aplicativos que estarão a sua disposição a qualquer hora em qualquer lugar, sem correr o risco de dar "bug" no seu computador e você perder todas as suas informações.

Hoje temos várias empresas nessa corrida para disponibilizar cada vez mais serviços similares aos dos computadores pessoais e com interfaces bem próximas das que o usuário já está acustumado. Entre elas temos gigantes como o Google, Yahoo!, Apple, Microsoft, entre outras. Todas essas encabeçadas pela Google que deslanchou com seus serviços disponibilizados gratuitamente pela internet e que hoje mantém uma quantidade enorme de usuários em seus serviços.A Google com seus aplicativos gratuitos como Google Docs, Gmail, Google Photos, YouTube, Blogger e uma série de outros aplicativos que podem ser integrados em um domínio próprio através do Google apps, e a cada dia a Google lança novos serviços nessa mesma linha.

A Yahoo! tem alguns serviços também como o Flickr e o Yahoo! Mail, produtos de excelente qualidade também. A Microsoft não teve tanto sucesso até o momento nessa empreitada, por isso a tentativa de compra da Yahoo!, o principal objetivo era aproveitar o talento dos engenheiros da Yahoo! para alvancar os negócios na Web, onde a Microsoft tenta conquistar um espaço.

A Apple na última semana lançou um serviço MobileMe, que é o que eu considero mais próximo do ambiente real de um computador pessoal, em termos de interface e interação. Eles realmente capricharam, você acessa o serviço com um login e senha e lá você tem serviços como caixa de email, gerenciador de fotos, gerenciador de documentos, agenda e todos esses serviços são sincronizados com o seu computador e seu iPhone, todos em uma única interface abusando de recursos dinâmicos da Web 2.0.

Você pode conferir o lançamento desse e de outros produtos da Apple no keynote da WWDC 2008.


E não são só as grandes empresas que estão nessa corrida temos os serviços Zoho, Aprex (brasileira), que investem nos serviços de escritórios virtuais.

Essa corrida ta longe de terminar, ainda mais com esses gigantes brigando por espaço nesse mercado em ascensão.

A pergunta que fica é, será mesmo que a Computação nas Nuvens será o futuro?

Eu não tenho dúvidas!

Abraço.

Um comentário:

Billy disse...

O Aprex é brasileiro e muito bom! melhor que muitos serviços gringos por aí... montei meu ambiente de trabalho online em minutos!