quinta-feira, agosto 30, 2007

Qual o browser mais seguro?

Em uma pesquisa realizada pela Honeynet Project com os browsers Firefox 1.5, Internet Explorer 6 SP2 (Windows) e Opera 8. Foi revelado uma grande vunerabilidade no browser Firefox, até duas vezes mais vunerabilidades que o IE 6, contrariando a maioria dos internautas que navegam utilizando o browser da raposa. Porém usuários do Firefox podem ficar tranquilos por que ao mesmo tempo que o IE 6 apresenta poucas vunerabilidades em relação ao Firefox, seu maior concorrente, o IE ainda é o principal alvo de invasões. Enquanto o Firefox não foi invadido nenhuma vez, o IE 6 foi invadido 200 vezes.

O Opera foi o que revelou a menor quantidade de vulnerabilidades e assim como o Firefox não foi invadido nenhuma vez. A explicação para esses números é a velocidade de lançamentos de patchs de segurança pro Firefox e Opera que é muito mais frequente que as atualizações do IE 6, dificultando a exploração de falhas no sistema que geralmente levam algum tempo.



Outra explicação bastante relevante apresentada, foi a que os usuários do IE 6 são menos conscientes dos riscos da WEB, a maioria são usuários leigos e que geralmente não aplicam, ou demoram pra aplicar os patchs de segurança.


Na pesquisa uma versão do IE 6 com todas as atualizações de segurança visitou mais de 2289 sites maliciosos sem sofrer nenhum dano.

Vale lembrar que a pesquisa considerou versões mais antigas, mesmo por que foi realizada em maio e não considerou as versões mais atuais dos browsers.



Abraço!

2 comentários:

caike disse...

"(...) a velocidade de lançamentos de patchs de segurança pro Firefox e Opera que é muito mais frequente que as atualizações do IE 6, dificultando a exploração de falhas no sistema que geralmente levam algum tempo."

Resumiu a vantagem de utilização de SL no geral hehe

Se amarrou no Honeynet, né ? ;)

Paulo Igor disse...

Muito bem lembrado Caike...essa é uma das muitas outras vantagens do software livre, a força da cooperação da comunidade para o melhoramento dos projetos faz muita diferença mesmo!

Muito massa o Honeynet traz muita informação útil...hehehehehe! :)