quinta-feira, fevereiro 15, 2007

RSS - O que é isso afinal!?

Segundo o Wikipédia, RSS é um sub-conjunto de "dialectos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication" podendo ser acessado por programas/sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

Ficou complicado pra entender!? Calma...RSS é um recurso muito legal que ja está na versão 2.0 e durante sua evolução tiveram alguns nomes diferentes:
  • Rich Site Summary (RSS 0.91)
  • RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
  • Really Simple Syndication (RSS 2.0)
Então, RSS é um mecanismo automatizado de atualização de informações via WEB. Através de um arquivo escrito em XML (Extensible Markup Language), que faz a sincronização com o conteúdo do site que forneceu o RSS, ao seu agregador ou leitor de RSS.

Existem vários ícones que identificam um RSS, entre eles temos:


Os agregadores de RSS são sistemas que lêem os documentos RSS e os exibem amigavelmente. Existem alguns programas que, após serem instalados no seu computador, podem ser alimentados com os links RSS. Outros sistemas, mais práticos, são páginas na internet, e basta acessar o endereço da página para alimentar o sistema com os seus RSS preferidos. Os agregadores que mais gosto de usar são o próprio Google e o Netvibes (www.netvibes.com).


Para inserir, assinar, ou agregar uma página no seu agregador de RSS é bem simples, quando observar qualquer um desses ícones na página, ou uma URL ou link que forneça o feed. Depois é só clicar com o botão direito do mouse, copiar o link e adicionar em seu agregador de RSS.

Esse é um bom recurso pra se manter informado, como se tivesse lendo um jornal, só que notícias de várias fontes diferentes, e também tem outros serviços que exploram esse serviço e podem ser agregados, como email, albúm virtual, podcast, blogs...


Mais dúvidas é só mandar um email, quem tiver sugestões para postagens pode mandar um email também!

Abraço!

Um comentário:

Leandro disse...

Fale pigor!
Mandou bem no RSS! :)
Uma dica: o pessoal do Yahoo! disponibilizou algo parecido.. no Novo Yahoo!

É de lá que leio tb as noticias de tecnologia/jogos. Basta eu logar no meu email, e configurar o conteudo.

abraços!