domingo, fevereiro 04, 2007

Plástico de garrafas PET pode se decompor em 45 dias








Pesquisadores brasileiros da Universidade Univille (de Santa Catarina) e da PUC do Rio Grande do Sul descobriram um novo tipo de plástico produzido a partir de garrafas PET que se degrada em um tempo recorde! Durante os testes o material plástico degradou-se em 45 dias. As garrafas utilizadas para a comercialização atualmente duram em média 500 anos para se degradarem.

Essa descoberta poderá ajudar bastante para limpeza do mundo, principalmente agora com essa grande preocupação em torno do aquecimento global, onde cientistas especialistas há muito tempo já vêem avisando, mas só agora o mundo começa a sentir os efeitos de perto, provacados pelos fenômenos da natureza e diante dessa grande transformação climática, que segundo o relatório dos pesquisadores apresentado nessa última semana, continuará aumentando a temperatura do planeta, estima-se em um aumento provável de 3 ºC nos próximos anos.



Com a utilização desse novo material será possível diminuir um pouco mais o impacto provocado pelo material plástico utilizado atualmente, ao meio ambiente. Mesmo assim é necessário que existam muitas outras iniciativas para reverter a atual situação. As iniciativas globais e dos governos ainda é muito pouco diante do quadro apresentado.

O investimento em pesquisas, formas de produção mais limpas, geração, utilização e reutilização de materiais para amenizar ou até mesmo solucionar problemas com materiais poluentes, depende principalmente das grandes e médias indústrias, ajudarem com os investimentos necessários para o desenvolvimento tecnológico e mudarem suas políticas ambientais.

Os próprios cientistas alertaram, o futuro da humanidade depende disso.

Gostaria de parabenizar os pesquisadores, autores da descoberta. Espero que a indústria não perca tempo e comece a utilizar.


Abraço!

3 comentários:

Flip disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flip disse...

Locou!..é verdade...bons exemplos geram melhorias significativas no nosso planetazinho..^^. e maus exemplos como as pesquisas atuais geram logo o desespero, ou seja, melhor ainda pra galera ve como ta crítica a situaçao. Apesar disso, acredito nos pesquisadores e nas tecnologias vindouras.
Mt boa a materia! abraço!

Diego Farias disse...

45 dias não dá pra acreditar!
É fantástico pq o lixo é outro problema ambiental que logo deve manifestar seus efeitos no planeta, assim como o aquecimento global.
Tomara os pesquisadores encontrem uma solução semelhante para outros materiais, como o vidro por exemplo.
Muito legal saber disso mlk!