Eu estava lendo alguns tweets na semana passada e vi a @pamelagatinho anunciando a doação de alguns livros que ela tinha (veja aqui), onde no tweet ela colocava a hashtag #horadodesapego, isso ficou na minha cabeça e comecei a observar outras coisas na qual somos apegados, mais especificamente na área de TI.
Essa semana eu fiquei observando o quanto as pessoas são apegadas ao trabalho realizado na área de tecnologia também. Vamos imaginar a cena - O fulaninho desenvolve uma solução que é utilizada por algum tempo e essa é contestada por outra pessoa que sugere uma nova solução (imagine um novato contestando), o fulaninho demonstra uma enorme resistência e defende com unhas e dentes aquela solução, mesmo estando convencido de que a outra é melhor. Já viu isso alguma vez?
Ai aparecem aquelas frases: "Já pensamos nisso antes, não da certo". Quando não: "Na verdade a solução não é tão simples assim". Ai vem o acomodado e preocupado em perder o controle: "Vai dar muito trabalho mudar tudo é melhor deixar assim". Mas a melhor de todas é: "Ta funcionando então deixa, por que time que ta ganhando não se mexe".
A falta de renovação e preocupação em se melhorar sempre e buscar agir antes mesmo que algo vire um problema maior é que eu acredito ser um dos grandes problemas das empresas de tecnologia que se encontram em um estado de enrijecimento.
Na verdade eu acredito que esse é um dos sintomas mais evidentes do apego! Quando os problemas aparecem, ou novidades aparecem e provacam mudanças, e a busca por proteção, ao em vez de solução, começa a surgir. Esse é um sinal de que o apego ao processo, apego a rotina, apego a solução, já se instaura em seu ambiente.
Nessa semana refletindo um pouco percebi que nós na área de TI precisamos praticar mais a arte do desapego, pois se apegar a soluções, processos e rotinas diárias não é uma boa ideia, ainda mais se tratando dessa área extremamente dinâmica, onde mudanças e quebras de paradigmas são simplesmente naturais.
Por isso que eu sou a favor de praticarmos o desapego! Vamos buscar renovar sempre nosso dia a dia, com novas soluções e melhorias do que realizamos sempre, talvez assim lidar com as mudanças passe a ser realmente natural.
Abraço,
2 comentários:
Fala Pigor! Legal saber que um inocente tweet meu serviu de inspiração pra esse post tão bacana.
E é realmente importante praticar esse desapego sempre, pq senão, ficamos amarrados a tecnologias obsoletas e sempre resistente a mudanças. Ai ficamos achando que a nossa zona de conforto é muito mais importante do que evoluir tecnologicamente...
Parabéns!! :)
Olá, Paulo Igor! É interessante como um post simples - mas muito bacana, como disse a Pâmela - pode funcionar como um grande incentivo para continuar buscando mudanças, boas mudanças.
Trabalho na área de TI com uma equipe 'mista', com algumas pessoas com a cabeça e ânimo para "melhoria contínua", em todos os sentidos, e com várias outras acomodadas, que temem o novo e sempre colocam dificuldades para melhorias que exijam qualquer alteração em sua rotina de trabalho...'As frases' sempre aparecem e o apego ao já estabelecido se mostra forte várias vezes. E o pior: eu acabei me acostumando em parte ao ambiente e me acomodando um pouco junto (não para o trabalho, mas para a sugestão e implementação de soluções melhores).
Praticar o desapego é mesmo uma boa para aprender a lidar melhor com as mudanças, não apenas no trabalho.
Ótimo post! Foi incentivador.
Postar um comentário