sábado, dezembro 12, 2009

Maré, Beljungle VI e Sun Tech Days

Hoje eu cheguei ao final da maratona de eventos que ocorreram nessas últimas 3 semanas...a maratona começou cedo na verdade, nesses últimos meses do ano eu estive organizando, ajudando a organizar e participando dos eventos Maré de Agilidade Fortaleza e Belém, Beljungle VI / Sun Tech Days em Belém, e para finalizar a maratona o Sun Tech Days em São Paulo.

O Maré de Agilidade foi na verdade um grande desafio que um grupo de pessoas assumiu no mês de agosto desse ano para então realizar o evento em novembro, que apesar do grupo não ser formado por pessoas especializadas em promover e organizar eventos, na verdade nós estamos bem longe disso, fizemos o evento acontecer e com o principal de qualquer evento, muito conteúdo de primeira e muita troca entre todos os participantes do evento. Valeu galera que abraçou a causa e ajudou a fazer desse evento um marco pra muitos!

O legal do Maré foi a quebra de paradigmas, a participação de uma quantidade que eu já não via mais nos eventos em Belém, na verdade eu não via eventos em Belém, pois os eventos realizados foram apenas esses que eu comentei. A participação de profissionais de empresas privadas e públicas, alunos das faculdades, professores e até participantes de fora do estado, esse público que fez com que o Maré de Agilidade tivesse tudo pra ser show!

Mas para completar tivemos ainda a participação de grandes nomes da agilidade no Brasil e fora também como, Manoel Pimentel, Alexandre Magno, Alexandre Gomes, Renato Willi, Wesley Rocha, Leonardo Antonialli, Serge Rehem, e Felipe Rodrigues. Ai sim tivemos tudo que precisávamos pra fazer um bom evento...conteúdo de qualidade e público interessado na troca, essa combinação fez do Maré um evento show de bola!

Confira algumas fotos do evento no site do Manoel Pimentel

Eu já estava satisfeito e ainda tínhamos mais uma missão pela frente, o Beljungle VI que tinha parceria com o Maré de Agilidade e iria contar com a participação praticamente do mesmo público. E foi mais ou menos isso que aconteceu, tivemos um público legal (mesmo que ainda muito pequeno quando comparado a antigas edições do Beljungle) e interessado em participar, contribuir e se integrar a comunidade de usuários JAVA, foi ai que veio mais um evento de sucesso, com uma grade de palestras bem diversificada e interessante, abordando assuntos atualizadíssimos por palestrantes locais e mais a participação do Sang Shin (palestrante da Sun).



Tivemos uma sessão diferente dos outros Beljungles que foi na verdade uma adaptação do “Boteco Agilista” que teve no Maré, para “Boteco JAVA” no Beljungle, essa sessão fez bastante sucesso com a galera, pois todos tiveram a oportunidade de participar de fato trocando experiências, colocando suas opiniões e tirando suas dúvidas. O feedback dessa experiência foi muito legal, muita gente elogiou e com certeza ainda teremos muitos “botecos JAVA” em outros encontros!!!

E mais uma vez a galera da comunidade engajada em fazer um evento legal fez a diferença, valeu galera do Beljungle VI!!!! Valeu Edgar Silva e Maurício Leal pela força, mesmo de tão longe o incentivo e apoio de vocês foi de grande importância.

Quem quiser ver as fotos do Beljungle VI, confira o post da Pamela

Pois é...dois eventos maravilhosos e ainda não tinha acabado, ainda iríamos representar o JUG do Pará, o nosso Sou Java Belém no Sun Tech Days em São Paulo, que haveria palestras ilustríssimas e ainda a presença do “pai do JAVA”, James Gosling. E mais uma vez embarcamos nessa viagem, literalmente, e marcamos presença no evento (eu e o Samuel Menezes).

O Sun Tech Days teve um clima diferente, devido fatores que todos já devem imaginar, mas não deixou de ser um super evento! E aqui fica mais uma vez os nossos agradecimentos para o Maurício Leal, responsável por organizar os JUG’s e que nos convidou para participar do evento.

Nesse exato momento estou em um avião voltando para Belém, escrevendo esse post e com um sentimento que todo o barulho feito nas comunidades nesse fim de ano vai surtir um efeito muito bom e que nos próximos anos teremos uma comunidade muito mais participativa, engajada e fazendo uma festa bonita nos eventos que virão, espero que esse cenário em nossa região mude, pois esse ano foi a prova que só depende de um esforço em conjunto para que as coisas aconteçam.

Vou fechar esse post com a lista das comunidades da nossa região, as que eu não colocar aqui comentem para aumentar a nossa lista e integrarmos cada vez mais a nossa comunidade de tecnologia:

=> Beljug (beljug@yahoogrupos.com.br) - Comunidade Java de Belém

=> Tá Safo (safos@yahoogrupos.com.br) - Comunidade de Software Livre e Desenvolvimento Ágil

=> Dojo-pa (dojo-pa@googlegroups.com) - Comunidade de praticantes de Dojo do Pará

=> Guru-pa (guru-pa@googlegroups.com) - Comunidade de Ruby do Pará

=> linuxpaidegua (linuxpaidegua@yahoogrupos.com.br) - Comunidade Linux da região

=> Ubuntu-pa (ubuntu-pa@listas.ubuntubrasil.org) - Comunidade de usuários do Ubuntu do Pará

=> phppaidegua (phppaidegua@yahoogroups.com) - Comunidade PHP da região

=> Scrum-pa (scrum-pa@googlegroups.com) - Comunidade Scrum do Pará

=> Computacao_pa (computacao_pa@googlegroups.com) - Comunidade de Computação do Pará

=> XPnorte (xpnorte@yahoogrupos.com.br) - Comunidade eXtreme Programming do Norte

=> MS-bel (ms-bel@yahoogrupos.com.br) - Comunidade Microsoft de Belém

Obrigado e parabéns mais uma vez a todos que fizeram o Maré de Agilidade e o Beljungle/Sun Tech Days Belém um sucesso!!!!

Abraço.

3 comentários:

caike disse...

Excelente !!!
Parabéns pela grande iniciativa de organizar e participar dos eventos.
Certamente a região cresceu muito neste breve período.
Abraço!

pamelagatinho disse...

Muito completo o relato, Pigor! Legal que deu pra todo mundo ter uma idéia de como foram os eventos aqui. Ano que vem vamos conseguir fazer muito melhor!!

Muitas aventuras esse final de ano, né? Mas tudo vale a pena!

Valeu Pigor! Parabéns pelo relato, show de bola!! :)

Farol disse...

Fala Pigor!

2009 foi um ano que o Pará fez acontecer e graças à colaboração e garra de pessoas com um objetivo maior: Compartilhar o conhecimento.

E acrescenta mais um grupo aí na lista. O Grupo de Usuários Slackware do Pará.

http://pa.slackwarebrasil.org
http://groups.google.com.br/group/gus-pa

Valeu!