sábado, julho 18, 2009

Últimos Acontecimentos...Maratona de Programação e o Dojo


Faz um tempo que eu não escrevo aqui,
mesmo prometendo para várias pessoas que atualizaria meu blog com as novidades e principalmente com as minhas impressões dos eventos que vem sendo realizados aqui em Belém.

Mesmo com um grupo pequeno ainda, espero que outros grupos que eram bem fortes e aos poucos foram perdendo força pela falta de incentivos, falta de oportunidades e muitas vezes pela falta de comprometimento e vontade dos que fazem parte desses grupos, agirem e fazerem as coisas acontecerem...mesmo dizendo isso, também me incluo muitas vezes entre essas pessoas que não se comprometeram, procuro sempre que posso, incentivar e também provocar movimentos que façam com que a comunidade de tecnologia e computação volte a se movimentar novamente, ganhe força e visibilidade aqui em nossa região.

Já começo falando dessa dormência que nós da comunidade de tecnologia e computação vivemos atualmente aqui, pois se não houver um movimento maior das pessoas nunca teremos nada mesmo e vou continuar ouvindo as pessoas reclamando que ninguém faz nada (isso me irrita bastante, pois são exatamente esses que raramente participam de alguma coisa...no máximo vão ver as palestras de graça e saem reclamando!!!).

Pronto desabafei...agora sim, vamos falar do que interessa, nas últimas semanas de junho eu participei (ajudando na organização) da III Maratona de Programação do CESUPA (Centro Universitário do Pará), do I Coding Dojo CESUPA e o Dojo da Fábrica de Software do CESUPA, foram reuniões e realizações simples e bem proveitosas, que espero que os outros participantes também tenham curtido tanto quanto eu :)

A Maratona de Programação é um evento realizado nacionalmente pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) que é disputada em várias regiões do país para que então seja realizado o confronto das equipes na final disputada na cidade sede que é escolhida a cada ano, de onde sai as equipes que irão representar o Brasil na final mundial realizada pela ACM. A maratona de programação tem como principal objetivo incentivar a prática e o estudo do desenvolvimento de programas, mas especificamente de algoritmos que resolvam problemas que variam de complexidade e são resolvidos obedecendo um padrão de entrada e saída de dados.

O evento realizado no CESUPA foi apenas uma maratona interna que já está em sua 3ª edição e superou minhas espectativas e acredito que dos o
utros organizadores também, além de terem 5 equipes inscritas o desempenho das equipes resolvendo os problemas e disputando os pontos até os últimos instantes da maratona foi bem emocionante.

Participantes da III Maratona de Programação do CESUPA.

Parabéns a todos que participaram da III Maratona de Programação do CESUPA, pela maneira que foi realizada, mostrou, assim como os dojos realizados, que não precisa de muito para fazer um evento legal, basta pessoas comprometidas!


A Maratona não foi o único evento que despertou o interesse e movimentou a comunidade, nas duas primeiras semanas de julho o I Coding Dojo CESUPA, no qual o Caike postou em seu blog sobre, e o Dojo da Fábrica de Software do CESUPA, com alguns convidados...também foi bem legal e com isso tivemos mais pessoas interessadas nas práticas do Dojo e na participação das reuniões (os que não conhecem o Coding Dojo podem se informar melhor aqui).

Essa sala estava em reforma, por isso o quadro lá atrás ta caído ;)

Após os dois Dojos realizados, as pessoas comentando e buscando manter as reuniões semanais do Dojo, eu resolvi criar o grupo Dojo-PA para facilitar a organização dos próximos encontros e facilitar a comunicação entre os participantes para melhorar o dojo e discutir as melhorias na arte de programar que o Dojo permite através da prática e do aprendizado colaborativo.


Queria abrir um parêntese aqui para agradecer ao Caike que veio com a idéia de realizar o Dojo aqui em Belém, apresentou a idéia do Coding Dojo, fizemos o dojo e foi bem legal! Valeu Caike!

Os interessados em participar dos próximos dojos, participe da lista Dojo-PA, a programação deve voltar em agosto!

Mais fotos dos eventos podem ser vistas nos albuns publicados (maratona e dojo fabsoft).

Abraços

Um comentário:

caike disse...

Muito bom ver o pessoal da fábrica do Cesupa se interessando pelo Coding Dojo. Parabéns pela iniciativa, Pigor! Da próxima vez que for a Belém espero poder participar deste também.
Abraçø!