quinta-feira, junho 11, 2009

VAAM - Visão Ágil Academic Meeting

No sábado de 30 de maio eu participei do Visão Ágil Academic Meeting, que aconteceu no IESAM (Intituto de Estudos Superiores da Amazônia) aqui em Belém com a presença de Manoel Pimentel que palestrou e ministrou o workshop de Scrum. O evento foi organizado pelo grupo Ta Safo (Tecnologias Abertas com Software Ágil, Fácil e Organizado) com o apoio do IESAM.



O evento foi bastante interessante com a participação de profissionais, estudantes e professores de outras faculdades da região. A palestra ministrada pelo Manoel foi bem interativa mostrando as essências do movimento ágil (saiba mais em manifesto ágil) com participação do público presente e resgatando valores importantíssimos que foram deixados de lado com o tempo pelo comunidade de software.
A confiança, o espírito de equipe, a colaboração, o comprometimento e a comunicação são alguns dos valores que hoje a grande maioria das fábricas de software e empresas que desenvolvem produtos de software, perderam com o tempo e com o despreparo para a utilização de uma forma adequada para suas equipes, desenvolverem software.



A apresentação do movimento Visão Ágil Academic Meeting que busca promover esses valores, a discussão da comunidade acadêmica, o desenvolvimento das metodologias ágeis, ou novas metodologias, dentro da academia foi muito importante. É importante lembrar que boa parte das tecnologias, metodologias, técnicas, teorias são criadas, consolidadas dentro da academia e depois adotadas pela indústria, isso quando não é realizado em parceria, que é um movimento cada vez mais presente nas faculdades e universidades do país. Diferente disso o roteiro das metodologias ágeis no Brasil foi um pouco diferente, sua consolidação e adoção em massa foi primeiro na indústria e agora o interesse da comunidade acadêmica em realizar estudos e discussões sobre o assunto.
Gostei muito do evento, do programa Visão Ágil Academic Meeting, da palestra e do Workshop e da organização do evento. Estão todos de parabéns pelo evento, não é fácil realizar nenhum evento, ainda mais com apoio de poucos e praticamente sem patrocinadores. O grupo Ta Safo ta de parabéns e a comunidade agradece o apoio do Manoel que veio até Belém passar um pouco de sua experiência.

Valeu grupo Ta Safo, valeu Manoel e a todos os colaboradores!

Desculpem pelo atraso na publicação do post. As fotos do evento estão no picasa, quem quiser conferir!

Abraços.

Um comentário:

caike disse...

Parabéns a Visão Ágil e TaSafo pela iniciativa de resgatar a academia e apontá-la para uma melhor direção no mercado!