Pessoal,
Não estou com muito tempo para escrever posts aqui, mas logo estarei voltando a ativa, no final do semestre estarei publicando sobre minhas novas experiências trabalhando em um projeto com as tecnologias JAVA e Flex.
Além de outros posts sobre testes, integração contínua com o hudson e metodologias ágeis que ultimamente tenho tentado ser bastante ativo na comunidade, buscado mais conhecimento e também divulgar as práticas e as essências das metodologias ágeis.
Como exige muita atitude e mudança de cultura, o processo não pode ser do dia pra noite, dificilmente daria certo sendo imposto todas essas práticas de uma vez, então aos poucos, conscientizando os stakeholders do projeto e propondo as práticas apontando as falhas do processo e como o uso dessas práticas ajudariam a combatê-las seria talvez mais eficiente e cauteloso para adaptar o seu processo, criando uma cultura no time e uma solidez maior das práticas em seu processo de desenvolvimento.
Para continuar esse papo, convido vocês a uma leitura interessante sobre as doenças do gerenciamento de projetos, os relatos são bem reais e as dicas bem interessantes, e para aqueles que já estudaram, ou estão estudando sobre as metodologias ágeis (XP, Scrum, TDD, FDD, entre outras) vai ver de onde saíram a maioria das práticas presentes nessas metodologias que buscam combater essas doenças com atitudes e formação de cultura no dia-a-dia de trabalho.
Link 1: http://www.heptagon.com.br/5dgp
O segundo link é sobre o Lean que é a origem de boa parte das novas práticas adotadas no mercado e difundidas pelas metodologias ágeis, conheçam um pouco mais lendo o post:
Link 2: http://visaoagil.wordpress.com/2008/07/03/lean-software-development/
Abraços
Um comentário:
Ótimos links!
Ansioso pelos seus relatos de Java com Flex.
Abraçø!
Postar um comentário