terça-feira, maio 29, 2007

Muita Tecnologia e Jogos no Linux

Esse é um post rápido, vou indicar dois links que eu vi essa semana que achei legal postar aqui.

O primeiro link é uma lista com os 100 melhores produtos tecnológicos de 2007, isso por que estamos no meio do ano ainda e todos sabem como a tecnologia é, amanhã vou acordar e vou descartar essa lista completamente...hehehehe, mas a lista é bem top de linha realmente. A pesquisa é da revista PC World dos EUA.

Revista elege os 100 melhores produtos tecnológicos de 2007

O segundo link é um top 8 de jogos para o linux de 2007. Ai me pergunto, por que não top 10? Todos sabem que a indústria de jogos para linux ainda é bastante tímida e muitos apostavam no sucesso do playstation 3 para alavancar jogos que rodassem na plataforma livre, porém o Wii veio ai estragar a festa da Sony, com uma interface de interação com os jogos inovadora, os acustumados com o controle estático se renderam pelo novo console da Nintendo. Quem quiser conferir o Wii da Nintendo veja o vídeo de demonstração: Wii Nintendo.

Mas voltando ao link...cheguei a instalar o American Army's no meu Ubuntu Linux...rodou direitinho, só ficou um pouquinho lento! Mas tudo bem! ;)

Top 8 Linux Games of 2007

Comentem e confiram os anúncios.

Abraço!

segunda-feira, maio 14, 2007

Processos de software...é uma longa história!

Era uma vez...brincadeira!

Antes que você fique decepcionado vou adiantar, esse post não é um tutorial sobre quais os processos de software existentes, qual o melhor deles, diferenças, ou o que fazer com eles. Na verdade é um comentário em cima de outro post. Espero que a reflexão e a discussão sejam produtivas e construtivas para todos nós. Aproveitem!

Para entender melhor sobre o que eu estou falando, leiam o post do link abaixo, muito legal e vale a pena:

http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=1262&pag=1

Nesse caso de sucesso, considerando uma equipe fixa, praticamente nivelada em conhecimento, e todos acompanhando o projeto do início ao fim, como ele menciona em alguns trechos (claro que podem ter ocorrido alguns problemas, mas vamos considerar o cenário dessa forma).

Assim é muito bom empregar uma metodologia mais alternativa, como descrito no caso, onde o grupo tem rotatividade, todos conhecem todo o código do projeto, e por isso o "pirata" pode ser uma pessoa dedicada a problemas críticos do projeto, além de dar uma dinâmica, flexibilidade e motivação para o grupo confrontando-se sempre com novos desafios e trabalhando sempre em equipe (um fator importante, se tratando de um ambiente de programação, onde o ego é algo difícil de lidar, dependendo das pessoas é claro, sempre depende delas...hehehehehe).

Mas ainda tem outro quesito importante, a eficiência do gerente. Não é fácil definir tarefas e o tempo que elas irão levar, pois sempre tem imprevistos. Para isso é necessário políticas.

"...até mesmo em um ambiente caótico (ou aparentemente) existe ordem. (Teoria do Caos)".

Essa abordagem descrita é a metodologia XP - eXtreme Programming (ou pelo menos me lembra muito) e ele defende muito bem no post, mas na questão de documentação, XP peca em muitos casos, claro que depende da abordagem, XP é bem flexível (quem disse que os cartõezinhos na janela não servem de documentação para o projeto), mas o pecar, ao qual me refiro, é na documentação do código, que geralmente não existe.

Discordo quando ele diz que não tem necessidade de documentação, apesar de ser muito chato documentar, é de suma importância e auxilia muito os programadores novos no grupo, principalmente em equipes que não são fixas e mudam muito durante o projeto.

A documentação ajuda no entendimento do projeto, que na metodologia XP fica toda na cabeça dos integrantes da equipe (caso um avião com todos eles caia, o projeto cai junto!).

XP é muito bom, e pessoalmente prefiro trabalhar dessa forma, acho muito produtivo, e além de algumas vantagens que eu citei, existem outras muito legais: como o desenvolvimento em pares, maior concentração na codificação, maior poder para solucionar o problema (duas cabeças pensam melhor que uma), diminui o número de erros, entre outras vantagens, porém é necessário um mínimo de burocracia, controle e documentação....ajuda na hora dos imprevistos. ;)

Uma solução legal seria uma abordagem mista, quem sabe?

E concordo que nem sempre o senso comum é o melhor!

Inovar pode ser uma boa alternativa, mas tenha sempre muito cuidado!

Muito legal a historinha, fiquei imaginando o cara com o chapéu de pirata! Deve ser um castigo pra quem é sorteado: - "E o sorteado da semana para resolver os pipinos é...hehehehehehehe :)

É isso...

Não esqueça de deixar seu comentário e verificar os anúncios.

Gostaria de agradecer ao Jack que me ajudou com as figuras e ao Caike pela dica de leitura do post. Valeu!

Abraço!

quinta-feira, maio 03, 2007

Dia Mundial da LIBERDADE DE IMPRENSA


Se você acha que hoje é mais um dia que não tem nada pra comemorar se enganou! Hoje é um dia importante, você sabia que nesse mesmo dia no ano de 1902 foi a primeira partida de futebol oficial no Brasil (Mackenzie 2 x 1 Germânia), James Brown nasceu nesse dia no ano de 1933 e Cristovão Colombo descobriu a Jamaica também nesse dia no ano de 1494 (roots reagge!!!).

Mas hoje, dia 3 de maio, também é comemorado o Dia Mundial da LIBERDADE DE IMPRENSA. a imprensa é um termo mantido por séculos que se deriva do termo imprensa móvel, processo gráfico criado por Johannes Gutenberg no século XV usado no século XVIII para imprimir jornais até então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornal e telejornal) e com o advento da World Wide Web, vieram também os jornais online, ou ciberjornais, ou webjornais e a crescente blogosfera. O termo "imprensa", mesmo assim, foi mantido.
A invenção de Gutenberg revolucionou o mundo, considerada por muitos a primeira impressora do mundo, baixou o custo dos livros e ajudou a democratizá-los, chegando a diminuir em 400 vezes o custo de um livro na época. O advento ajudou a proliferar o conhecimento, e sem a imprensa movimentos como o Iluminismo (fim da Idade Média), marcado por um grande renascimento cultural inspirado pelo amplo acesso à arte e a literatura clássica, nunca teriam existidos.

Hoje com a internet é possível sentirmos a LIBERDADE DE IMPRENSA ao alcance de nossos dedos e não apenas de uma minoria "intelectual".

- 3 de maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa...um bom dia para se comemorar!!!

Fica aqui essa homenagem.

Abraço!