quinta-feira, maio 03, 2007

Dia Mundial da LIBERDADE DE IMPRENSA


Se você acha que hoje é mais um dia que não tem nada pra comemorar se enganou! Hoje é um dia importante, você sabia que nesse mesmo dia no ano de 1902 foi a primeira partida de futebol oficial no Brasil (Mackenzie 2 x 1 Germânia), James Brown nasceu nesse dia no ano de 1933 e Cristovão Colombo descobriu a Jamaica também nesse dia no ano de 1494 (roots reagge!!!).

Mas hoje, dia 3 de maio, também é comemorado o Dia Mundial da LIBERDADE DE IMPRENSA. a imprensa é um termo mantido por séculos que se deriva do termo imprensa móvel, processo gráfico criado por Johannes Gutenberg no século XV usado no século XVIII para imprimir jornais até então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornal e telejornal) e com o advento da World Wide Web, vieram também os jornais online, ou ciberjornais, ou webjornais e a crescente blogosfera. O termo "imprensa", mesmo assim, foi mantido.
A invenção de Gutenberg revolucionou o mundo, considerada por muitos a primeira impressora do mundo, baixou o custo dos livros e ajudou a democratizá-los, chegando a diminuir em 400 vezes o custo de um livro na época. O advento ajudou a proliferar o conhecimento, e sem a imprensa movimentos como o Iluminismo (fim da Idade Média), marcado por um grande renascimento cultural inspirado pelo amplo acesso à arte e a literatura clássica, nunca teriam existidos.

Hoje com a internet é possível sentirmos a LIBERDADE DE IMPRENSA ao alcance de nossos dedos e não apenas de uma minoria "intelectual".

- 3 de maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa...um bom dia para se comemorar!!!

Fica aqui essa homenagem.

Abraço!

Um comentário:

Diego Farias disse...

Legal! Agt fica mais consciente e se sentindo privilegiado de poder ler tudo sem pagar nada, sabendo que no passado era tão difícil e caro conseguir notícias do mundo.
Dou mó valor na história!!
Post mto bacana Igão
um Abraço!!