segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Robôs Khepera...vale a pena conferir!

Esse post é um pouco diferente dos antigos, são vídeos sobre aplicações usando robôs da Corporação K-Team, que desenvolve e fabrica robôs para pesquisa e educação, baseados em avançados estudos para soluções em controle e automação. Soluções que terão bastante procura no mercado e pouca demanda, pois o desenvolvimento nessa área cresce, mas ainda não é muito explorado comercialmente, exceto nos casos de indústrias automobilísticas entre outras do gênero que já utilizam soluções desse tipo.

Os robôs são simples, mas é um ótimo começo para desenvolver estudos nessa área. Então vamos para o que interessa:


Robôs no labirinto:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ku7_5Kvx2Y


Versão antiga:
http://www.youtube.com/watch?v=7_PnGh0pe1k


Esse é outro, não é o Khepera, mas vale a pena ver...:
http://www.youtube.com/watch?v=-F-71y5LhwE


Robôs khepera se divertindo:
http://www.youtube.com/watch?v=Fg0oBKtJlhM

Eu não resisti e procurei mais algumas coisas, quem quiser conhecer mais sobre os projetos e a corporação K-Team, basta entrar no site oficial http://www.k-team.com.

Quem quiser começar a ler e pesquisar mais sobre o assunto pode conferir esse manual que parece ser muito útil: Khepera Manual User

Gostaria de agradecer à professora Polyana por ter mandado os links...Valeu!!!

Abraço!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

RSS - O que é isso afinal!?

Segundo o Wikipédia, RSS é um sub-conjunto de "dialectos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication" podendo ser acessado por programas/sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

Ficou complicado pra entender!? Calma...RSS é um recurso muito legal que ja está na versão 2.0 e durante sua evolução tiveram alguns nomes diferentes:
  • Rich Site Summary (RSS 0.91)
  • RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
  • Really Simple Syndication (RSS 2.0)
Então, RSS é um mecanismo automatizado de atualização de informações via WEB. Através de um arquivo escrito em XML (Extensible Markup Language), que faz a sincronização com o conteúdo do site que forneceu o RSS, ao seu agregador ou leitor de RSS.

Existem vários ícones que identificam um RSS, entre eles temos:


Os agregadores de RSS são sistemas que lêem os documentos RSS e os exibem amigavelmente. Existem alguns programas que, após serem instalados no seu computador, podem ser alimentados com os links RSS. Outros sistemas, mais práticos, são páginas na internet, e basta acessar o endereço da página para alimentar o sistema com os seus RSS preferidos. Os agregadores que mais gosto de usar são o próprio Google e o Netvibes (www.netvibes.com).


Para inserir, assinar, ou agregar uma página no seu agregador de RSS é bem simples, quando observar qualquer um desses ícones na página, ou uma URL ou link que forneça o feed. Depois é só clicar com o botão direito do mouse, copiar o link e adicionar em seu agregador de RSS.

Esse é um bom recurso pra se manter informado, como se tivesse lendo um jornal, só que notícias de várias fontes diferentes, e também tem outros serviços que exploram esse serviço e podem ser agregados, como email, albúm virtual, podcast, blogs...


Mais dúvidas é só mandar um email, quem tiver sugestões para postagens pode mandar um email também!

Abraço!

domingo, fevereiro 04, 2007

Plástico de garrafas PET pode se decompor em 45 dias








Pesquisadores brasileiros da Universidade Univille (de Santa Catarina) e da PUC do Rio Grande do Sul descobriram um novo tipo de plástico produzido a partir de garrafas PET que se degrada em um tempo recorde! Durante os testes o material plástico degradou-se em 45 dias. As garrafas utilizadas para a comercialização atualmente duram em média 500 anos para se degradarem.

Essa descoberta poderá ajudar bastante para limpeza do mundo, principalmente agora com essa grande preocupação em torno do aquecimento global, onde cientistas especialistas há muito tempo já vêem avisando, mas só agora o mundo começa a sentir os efeitos de perto, provacados pelos fenômenos da natureza e diante dessa grande transformação climática, que segundo o relatório dos pesquisadores apresentado nessa última semana, continuará aumentando a temperatura do planeta, estima-se em um aumento provável de 3 ºC nos próximos anos.



Com a utilização desse novo material será possível diminuir um pouco mais o impacto provocado pelo material plástico utilizado atualmente, ao meio ambiente. Mesmo assim é necessário que existam muitas outras iniciativas para reverter a atual situação. As iniciativas globais e dos governos ainda é muito pouco diante do quadro apresentado.

O investimento em pesquisas, formas de produção mais limpas, geração, utilização e reutilização de materiais para amenizar ou até mesmo solucionar problemas com materiais poluentes, depende principalmente das grandes e médias indústrias, ajudarem com os investimentos necessários para o desenvolvimento tecnológico e mudarem suas políticas ambientais.

Os próprios cientistas alertaram, o futuro da humanidade depende disso.

Gostaria de parabenizar os pesquisadores, autores da descoberta. Espero que a indústria não perca tempo e comece a utilizar.


Abraço!