quinta-feira, dezembro 13, 2007

Novo censo dos grupos de pesquisa divulgado pelo CNPq

O CNPq/MCT (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) divulgou os resultados do novo censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Com destaque para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que tiveram um crescimento considerável comparado com o último censo de 2004. A região Norte ainda ocupou uma posição de maior destaque com um crescimento de 21%, maior que todas as outras regiões do Brasil.

A região sul e sudeste tiveram juntas um crescimento de 5%...claro que essas regiões já possuem um grande número de grupos de pesquisa, muitos consagrados no território nacional.

"...Responderam ao Censo 2006 mais de 21 mil grupos de pesquisa de 403 instituições que englobou 90.320 pesquisadores e 128.969 estudantes. Estes números representam crescimento em relação ao censo anterior, de 2004, quando foram registrados 19 mil grupos e 77 mil pesquisadores. Dentre os pesquisadores registrados, 57,5 mil são doutores, o que representa 64% do total. São cerca de 10 mil doutores a mais que os registrados no censo de 2004...".

Esses dados consolidam uma descentralização da pesquisa no território nacional, mostrando uma abertura maior para novos estudantes e pesquisadores de todo país se engajarem e desenvolverem projetos de pesquisa em sua própria região, promovendo assim o desenvolvimento tecnológico regional e nacional.

Parabéns pesquisadores Brasileiros. Parabéns pesquisadores da região NORTE! =)

Fonte: Universia

Abraço!

Nenhum comentário: