domingo, janeiro 14, 2007

Novidades no Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn)


O sistema operacional Ubuntu Linux vêm fazendo muito sucesso nos últimos anos, no fim desse ano recebeu o Prêmio INFO 2006, com o Destaque Software do ano e o prêmio Sistema operacional de servidor do ano.

Em Destaque Software do ano:

  1. 46%: Ubuntu 5 Canonical
  2. 34%: BootCamp Apple
  3. 20%: VMWare EMC

Em Sistema operacional de servidor do ano:

  1. 41%: Ubuntu para desktop
  2. 34%: Windows Mobile for Pocket PC Microsoft
  3. 25%: SuSE Enterprise 10 Novell

O slogan "Linux para seres humanos" atrai cada vez mais usuários para o mundo Linux e do software livre. Sua simplicidade e esforço por parte da fundação para tornar o sistema cada vez mais amigável e independente do console, aproxima os usuários comuns, usuários que utilizam o computador para acessar a internet, usar os aplicativos de escritório, baixar músicas, vídeos e trocar mensagens com seus contatos, acustumados com o "next, next, next, ok", migrar para um sistema diferente, mas que proporciona os mesmos recursos sem custo algum e com atualizações rápidas e um suporte mais que competente da comunidade Ubuntu, cada vez mais forte no Brasil.



Eu migrei a 6 meses e gosto muito, até agora ele vem atendendo todas as minhas necessidades...claro que ele tem seus problemas como todo sistema operacional, mas os problemas que tive que enfrentar foram superados facilmente, principalmente pelo grande número de usuários que dão muito apoio aos usuários iniciantes nas listas, fóruns e em seus próprios sites pessoais e blogs!!!



Esse suporte é que mais me motiva a continuar e divulgar a comunidade do software livre e esse sistema operacional em especial, pela sua grande ênfase no usuário comum, nos "seres humanos" como no seu próprio slogan.

Após essa introdução para os marinheiros de primeira viagem que não conhecem e realmente estão dispostos a entrar no mundo livre, entre e baixe a versão Ubuntu 6.10
(Edgy Eft). Ainda tem mais, se você quer receber o cd de instalação em sua casa sem custo algum, basta fazer seu pedido no site do projeto (peça aqui)...só demora um pouco, afinal ele viaja da África até sua casa!!!



Então finalmente, o que vem por ai?...vamos às novidades que vem na versão 7.04. Já foi lançado a versão Alpha 1...a nova versão fechadinha está prevista para abril, mas precisamente no dia 19 de abril. Os principais focos da nova versão, são melhorias no suporte a laptops, desktops e no mercado de servidores. O Ubuntu 7.04 também terá um foco no quesito multimídia e nos efeitos visuais do desktop (AIGLX & Beryl/Compiz/Metacity), dentre outras melhorias mais visíveis para o usuário final. Ao contrário do Edgy Eft, que teve seu foco no núcleo do sistema, como o boot, gerenciamento de memória, desempenho, aprimoramento do APT entre muitas outras coisas.

Algumas das novidades são apresentadas abaixo:

Desktop

Para os usuários, provavelmente a maior mudança será o uso ativo da aceleração 3D para desenhar o desktop até onde o hardware conseguir suportar (o problema com os drivers binários ainda não foi resolvido).

As janelas serão mais distintas visualmente umas das outras graças as sombras e a transparência das janelas não ativas. O relacionamento entre os diferentes Desktops será muito mais limpo e a transição entre eles será animada em um cubo.

Ainda não se sabe se o recurso do desktop 3D será usado com o compiz ou com o beryl, iremos decidir de acordo com as melhorias, o desenvolvimento e o suporte de cada projeto.

Outra diferença é que a configuração do X deverá ser bem mais simples e mais robusta, evitando com que qualquer probleminha de configuração jogue o usuário em um console sem ajuda nenhuma.

Rede

O suporte de rede, principalmente a rede wireless, deverá ser muito mais agradável, o gerenciador de rede finalmente virá habilitado por padrão na instalação. Fazendo com que a troca entre rede cabeada e wireless seja muito mais fácil e rápida, e a configuração da rede wireless, incluindo WEP e WPA seja muito mais simples.

Além disso, será muito mais fácil a criação de redes wireless entre computadores, e o compartilhamento de arquivos também deverá ser melhorado e facilitado, através do projeto Avahi.

Customização

Um dos maiores problemas encontrados com o Edgy Eft (6.10) é a dificuldade de instalar pacotes que não fazem parte da instalação padrão, especialmente codecs. Projetos como o Automatix devem solucionar isso, o problema é que eles podem causar problemas na hora de fazer o upgrade para outros releases.

Boot

Uma idéia que está sendo levada com muita seriedade, é diminuir o tempo de boot e o tempo de desligamento do sistema. Se você acha que o Edgy Eft (6.10) "boota" rápido, espere para ver o Feisty.

Mais novidades em breve...

Abraço!

2 comentários:

claudio disse...

olá to tentando baixar musicas e videos no laboratório de informática na universidade, mas não ñ to conseguindo, pois o novo programa q instalaram é do tipo linux: Kubuntu 7.04. assim, vim pedir umja ajuda para vcs. Pois se alguém poder me dizer o q eu posso fazer ficarei muito grato,

obrigado. um a boa noite.

Paulo Igor disse...

Cláudio, na verdade eu não sei se eu entendi direito sua dúvida, você quer fazer download de músicas e vídeos pro micro da univerdidade mas não ta conseguindo, se for isso pode ser que a universidade esteja bloqueando, ou limitando, o seu download. Ao meu ver isso não tem muita relação com o S.O. em si.

Espero ter ajudado cláudio, mas se não ajudei, estamos ai pra entender e tentar esclarecer, só mandar outro post.

t+