sexta-feira, dezembro 26, 2008

Encerrando o Ano de 2008!

Olá,

Vou começar me desculpando pela ausência e pela falta de novos posts, muitas mudanças ocorreram nesses últimos meses e espero que no próximo ano as coisas fiquem mais estáveis e eu consiga voltar a escrever novos posts.

Bem, fazendo um resumo rápido das mudanças que ocorreram, eu mudei de emprego e assumi uma série de atividades externas também. Isso me tomou muito tempo, além disso andei estudando bastante, pois minhas novas atribuições exigem bastante de mim.

Entre os estudos eu tive a oportunidade de participar do curso "Certified Scrum Master", com o Alexandre Magno. O curso foi muito bom e após a finalização do curso você sente uma vontade enorme de mudar e aplicar os novos conhecimentos, mas sabe que não será fácil pois as empresas estão muito focadas e presas em seus processos, em sua maioria falidos.

Esse curso leva principalmente a reflexão e como virada de ano também nos leva a refletir sobre nossos atos, conquistas e desejos de melhoras para o novo ano, eu irei inciar uma reflexão importante de ser realizada por grande parte das empresas de desenvolvimento de sofware.

Grande parte das empresas de desenvolvimento de software, focadas em seus processos burocráticos orientados a documentos, enfrentam uma dura realidade exposta pelas pesquisas do Standish Group, que são os altos índices de fracasso dos projetos de software.

O problema maior é que a maioria dessas empresas ainda acreditam que seus processos realmente funcionam e ai você escuta aquelas frases.

"O projeto foi concluído com excelência, apesar de ter atrasado alguns meses".
(que excelência!!!!)

"Atrasar é normal no desenvolvimento de software".
(será mesmo????)

A preocupação é tão grande em tornar as pessoas robôs dentro dos processos, preenchendo pilhas e pilhas de documentos que são arquivados e nunca mais consultados, que esquecem o principal que é o foco no produto final.

Vou encerrar o ano com esse post, onde procuro chamá-los para uma reflexão maior quanto aos nossos processos de desenvolvimento e desafiá-los, aqueles que ainda não se convenceram do problema que enfrentamos na área de desenvolvimento de software, a lerem sobre algumas tendências que começam a se tornar cada vez mais fortes e já contam com o apoio de importantes instituições da área de projetos como o PMI e o SEI (CMM), as metodologias ágeis.

Estou a algum tempo lendo, estudando e cada vez me aprofundando mais nessas metodologias e abordagens ágeis que são utilizadas em pequenos e grandes projetos de desenvolvimento e trazem resultados cada vez melhores.

Não colocarei nenhum link dessa vez, pois é um desafio! Brincadeira, vou escrever outros posts mais informativos e esclarecedores, esse post é só uma despedida de ano, por isso peço a reflexão.

Mas posso dar algumas dicas de onde encontrar alguns materiais bem legais: material da InfoQ, blogs, videos (Improve IT), Caelum, Aspercom, ... (Google!!!).

Próximo ano irei escrever mais posts sobre o assunto...

Um Feliz Ano Novo para todos, muita paz, prosperidade e realizações!!!

Um Grande Abraço até 2009!