segunda-feira, junho 18, 2007

Estudar fora, pra que? Por que? Como eu vou?


Olá, A idéia desse post não é responder essas perguntas (eu sei, você ficou decepcionado(a)!). Na verdade é discutir os questionamentos, buscando uma troca de experiências e informações pra interessados no assunto e que gostariam de ter uma experiência fora do país, sendo como bolsista de estudo, intercâmbio, férias, aventura, qualquer tipo de propósito.

Pesquisando um pouco sobre o assunto achei um artigo muito legal na internet no site da Universia, por sinal um site muito instrutivo e com informações valiosas para os estudantes. O artigo fala de experiências e dá algumas dicas para aqueles que estão, ou irão, tentar uma bolsa de estudos para fora do país. Leia o artigo "A chave para cair no mundo" na íntegra no endereço:

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=13837

Bom, eu não tive até hoje nenhuma experiência fora do país, só se fazer compras no Paraguai contar...hehehehehe, mas tenho vontade de ir fazer meu doutorado fora do país, apesar da idéia ainda não muito amadurecida, pois ainda não sei: Pra onde? Quando? Como? E que trabalho seguir? Ainda estou no início do meu mestrado e ainda não tenho definido nem meu trabalho de mestrado. Tenho poucas informações sobre possibilidades e de como proceder para conseguir realizar o doutorado fora, de preferência com bolsa, pois fica praticamente inviável fazer sem ($$$). Gostaria então de saber se alguém já teve a oportunidade de morar, estudar, fazer intercâmbio, entre outras coisas fora do país e como foi essa experiência, sinta-se à vontade para relatar como foi sua experiência será muito legal.

Aqueles que não tiveram a sua oportunidade, mas também tem o desejo de sair, sinta-se à vontade pra dizer por que quer sair? Pra fazer o que? Onde? Quando? E principalmente dizer como pretende fazer com que isso se concretize.

E finalmente para aqueles como eu, que tem essa vontade mas ainda não planejou muito bem, ou procurou se informar das maneiras possíveis de conseguir uma experiência fora do país. Sinta-se à vontade para trocar informações aqui!

Abraços!