quarta-feira, outubro 18, 2006

Conhecendo um pouco da WEB 2.0!

A nova geração de serviços disponibilizados pela WEB que vêm surgindo, trazem aplicativos que facilitam muito a vida de usuários ocupados que passam grande parte de seu dia na frente do computador com acesso a internet e uma modesta conexão de banda larga. Esse usuário pode desfrutar de vários serviços que vão ajudar a poupar tempo, dinheiro, executando suas atividades como se estivesse trabalhando em um aplicativo comum Desktop.

Essa nova geração de aplicativos e serviços da nova WEB foi liderada principalmente pelas pioneiras Google e Yahoo! que percebeu logo e não quis ficar pra trás, essas empresas lideram o ranking de empresas com maior número de serviços e investimentos em novas tecnologias WEB e aplicações como processadores de texto (como o famoso Word), planilhas eletrônicas (como o Excel), serviços de emails que permitem interações muito parecidas com as do ambiente Desktop, onde a maioria dos usuários estão acustumados.

Essa revolução nos ambientes WEB foi possível devido a utilização de tecnologias como AJAX, PHP, JAVA (JEE) que são as principais linguagens utilizadas para a construção desses ambientes.

No colégio dizemos que é muito melhor aprender na prática, então vamos conhecer algumas ferramentas que descrevem um pouco do que é a WEB 2.0, e o que ela pode oferecer de bom para seus milhões de usuários no mundo!? Existem várias ferramentas espalhadas pela WEB 2.0, mas vou citar algumas que vocês podem desfrutar com acesso gratuito! Vamos começar com um ambiente de escritório completo:

O primeiro é um serviço fornecido pela empresa Zoho, que disponibiliza os principais elementos utilizados em qualquer suite office e mais algumas outras ferramentas, como organize, outras ferramentas de groupware e gerência de projetos...existem dois tipos de contas, uma paga que disponibiliza um espaço maior, e outro gratuito. Vale a pena conferir: http://www.zoho.com


A Google disponibiliza serviço de processamento de texto, planilhas eletrônicas, organize (Google Calendar), e o famoso gerenciador de emails Gmail, que permite o acesso a um chat com os seus contatos, muito bom para aqueles que tem problemas com o chefe no uso do messenger essa é uma boa solução, por que nenhuma empresa vai querer bloquear acesso ao Google (brincadeira!). No próprio Gmail existe um link para acessar esses recursos, mas podem ser utilizados separadamente também.


Temos ainda os podcasts que vem se tornando uma febre entre os usuários, os podcasts são programas utilizando áudio (talvez outros recursos como vídeo também) onde esses são transmitidos como se fossem programas de TV ou Rádio. Para ficar antenado nos seus podcasts e nas notícias que estão rolando você pode criar sua página personalizada onde você coloca seus feed (RSS - é uma espécie de serviço que atualiza as notícias automaticamente através de uma sincronização com o endereço do feed). Um bom site de página personalizada é o Netvibes, que permite você acrescentar seus feeds, podcasts, sincroniza com algumas contas de emails, entre outros serviços que podem ajudar você a se manter atualizado. Vale muito a pena conferir e criar sua conta e construir sua página personalizada: http://www.netvibes.com


A WEB 2.0 oferece muitas outras vantagens, existem testes com sistemas operacionais todos WEB, foge um pouco da noção de como funcionaria os sistemas, como será daqui a 20 anos? Será que vamos precisar apenas de uma conexão internet e nada mais!? As pessoas se encontram na WEB, conversam, fazem novas amizades, expõe suas opiniões, críticas, falam da sua vida pessoal e permitem que outras pessoas, até mesmo estranhos opinem sobre suas atitutes, aconselhem, a internet vêm mudando o comportamento e estabelecendo cada vez mais uma cultura própria, estabelecendo tendências, colaboração, formação de comunidades, grupos de trabalhos, etc.


Acredito que em um futuro não muito distante a tecnologia, se bem utilizada, e com os órgãos reguladores comprometidos com a ética e o bem da comunidade, vai proporcionar as pessoas uma dedicação maior as suas vidas, suas famílias, melhorando a qualidade de vida, com pessoas mais comprometidas com causas humanistas. "Trocando em miúdos", as pessoas trabalhariam menos, ou seriam muito mais eficientes, otimizando bastante seu tempo e utilizando o restante da forma que quiser!

Se quiser conhecer outras ferramentas, no site da info tem várias novidades, assim como canais RSS (feeds) e podcasts pra baixar ou colocar na sua página personalizada...se eu fosse citar todas as ferramentas, não terminaria nunca o post! A cada dia que passa são criado várias aplicações e várias novidades na WEB, quem nunca assistiu alguns vídeos no YouTube por exemplo!? Esse tipo de aplicações vão surgindo cada dia mais rapidamente, então fiquem atentos!?


Bom, tentei compensar um pouco o tempão que estou sem postar! Desculpem a demora, e tentarei não ficar mais tanto tempo sem escrever!

Abraço, espero que tenham gostado!