terça-feira, agosto 18, 2009

Maré de Agilidade em Fortaleza

Sei que estou bastante atrasado, mas eu tenho que comentar aqui sobre o Maré de Agilidade em Fortaleza, na qual eu participei. O evento Maré de Agilidade vem ocorrendo em várias cidades do Brasil promovendo o movimento ágil e esclarecendo muitas dúvidas, mitos e polêmicas que existem em torno do assunto.

Durante minha passagem, eu participei de alguns mini-cursos e do dia de palestras.

Tive a oportunidade de participar do mini-curso de "XP na prática" com o Bruno Pedroso e o Renato Willi da SEA Tecnologia, que foi excelente, deu pra ver algumas práticas do XP sendo utilizadas durante a construção de um mini-projeto de um sistema para controle de reservas em uma pousada.

E também participei do mini-curso de "Planejamento e Estimativas Ágeis" com o Fabiano Milani da AdaptWorks, que foi muito interessante também, um mini-curso bem prático usando o Scrum com um foco nas discussões em torno do planejamento e das estimativas em projetos ágeis.

Ainda pra completar tivemos um dia todo de palestras bem enriquecedoras que falaram de mudança de cultura e postura (manifesto 2.0) com o Alexandre Gomes da SEA Tecnologia, uma apresentação muito interessante da postura das empresas que estão enxergando a nova geração de profissionais que estão entrando e mudando o mercado atual, os novos paradigmas que essa geração traz para o mercado e como as empresas já vem absorvendo esses profissionais.

Em seguida o Manoel Pimentel da Visão Ágil falou sobre uma abordagem Lean para projetos de software, mostrando os valores e a cultura que inspirou o Scrum, foi bem legal conhecer um pouco mais sobre esses valores e conseguir entender um pouco mais a filosofia por trás do Lean.

Achei bem legal a sequência das palestras após ouvirmos falar um pouco sobre mudança de postura, cultura e valores que cercam as metodologias ágeis, tivemos o relato de experiências de um projeto usando métodos ágeis da SEA Tecnologia em um ambiente militar bem diferente dos ambientes de costume, com uma cultura bem peculiar, essa palestra foi bem legal pra mostrar o quanto é importante o respeito com a cultura organizacional seja lá qual for o local do seu projeto, a cultura nunca pode ser deixada de lado, pois ela será de extrema importância para o sucesso do projeto.

Após o intervalo do almoço uma discussão bem interessante com o Fabiano Milani da AdaptWorks sobre o planejamento em projetos ágeis, pra quebrar aquele mito que metodologias ágeis não planejam (na verdade, planejam mais do que a maioria pensa), em seguida também foi abordado assuntos de governança em projetos ágeis com o Clavius Tales da Fortes Informática que mostrou algumas das experiências vivenciadas em seus projetos buscando um modelo que ajude na melhoria contínua das equipes.

Alguns assuntos não podem ser deixados de lado quando se fala de agilidade, e TDD (Test-Driven-Development) não poderia ficar de fora, o desenvolvimento dirigido a testes (segurança no desenvolvimento é aqui mesmo!) que foi abordada pelo Christiano Milfont, representante o XPCE (Grupo de XP do Ceará), mostrou um pouco do que envolve o TDD e os seus benefícios para a qualidade do desenvolvimento e do produto final.

Ao final da palestra do Milfont, tivemos um coffe-break bem recheado para ninguém perder o pique para a última palestra e o painel que viriam em seguida.

Ai veio a pergunta, ou melhor, a palestra “Onde mora a produtividade do Ruby on Rails?” com o Fábio Kung da Caelum que apresentou de forma bem prática o que essa combinação traz de tanta produtividade, e nada melhor pra exemplificar do que construindo uma aplicação (um Blog, pra ser mais específico) durante a palestra, que no intervalo de sua fala e muitas vezes durante a própria fala, ele ia construindo o código do blog, publicando e melhorando o aplicativo, acreditem no final da palestra ainda sobrou tempo pra tirar dúvidas e discutir alguns assuntos relacionados ao Ruby e o Rails!

No final do dia tivemos o painel com mais discussões bem interessantes sobre adaptações e experiências, sorteios de brindes e o encerramento.

O evento foi muito bom e rico de conhecimentos e experiências legais que foram compartilhadas com todos que participaram, a comunidade cada dia cresce mais, mais pessoas querem adotar e praticar todos essas técnicas e metodologias que quem já utiliza e vive em um ambiente ágil não troca mais por um ambiente tradicional. A felicidade de ver o trabalho produtivo, evoluindo, com cada vez mais qualidade e percebendo a melhoria contínua do seu trabalho e da equipe que você trabalha, são uns dos sentimentos que quem trabalha usando ágil possui e por isso é tão contagiante!

Parabenizo aqui todos os organizadores e a comunidade que vem apoiando e promovendo a agilidade pelo Brasil, evento excelente que com certeza foi um sucesso. Todos de parabéns!!!


Espero que aqui na região norte tenha em breve uma maré dessas passando por aqui ;)

Abraços!